top of page

Minhas Ideias

Meio Ambiente

|

Saneamento

|

Educação

|

Desenvolvimento

Meio Ambiente
Ideia 1 | Criar Lei do Patrimônio Natural de Pelotas
Estabelecer, no âmbito legislativo municipal, os pressupostos fundamentais e critérios de conservação, proteção e restauro dos principais ativos ambientais, paisagísticos e ecológicos do município de Pelotas. Precisamos de uma lei geral para assegurar a proteção ambiental dos ambientes e cenários considerados relevantes, no contexto do município. 
Meio Ambiente
Ideia 2 | Tombar os remanescentes naturais do Laranjal
Atribuir destaque especial de conservação e imunidade ao corte e/ou supressão dos remanescentes naturais de mata atlântica, associados ao complexo de áreas naturais do bairro Laranjal. As matas do Laranjal estão sucumbindo, diante do avanço urbano organizado e licenciado. E se nada for feito, em breve, vamos perder a qualidade arbórea do nosso bairro mais verde.
Meio Ambiente
Ideia 3 | Estimular a criação de Unidades de Conservação
Pelotas, por incrível que pareça, ainda não dispõe de uma unidade pública de conservação da natureza. A demanda cabe ao poder Executivo, mas a Câmara pode ter uma participação relevante no processo. Aliás, já existem estudos avançados nesta direção e o mais completo é o levantamento técnico para a criação da Unidade de Conservação do Pontal da Barra.   
Meio Ambiente
Ideia 4 | Excluir os saquinhos e as sacolinhas dos supermercados 
O lixo plástico é um dos maiores inimigos da natureza. Tem repercussões significativas nos oceanos e precisa ser reduzido no nosso consumo. Já eliminamos a distribuição de canudos em bares e restaurantes, mas os saquinhos e sacolas persistem e precisamos retirá-los de circulação. Obviamente, não é possível fazer isso de imediato, mas podemos avançar proibindo a distribuição no comércios de grande porte, tipo supermercados.
Saneamento
Ideia 5 | Implantar o Plano Municipal de Saneamento Básico 
Saneamento básico é a nossa principal questão ambiental. Trata 0% do esgoto coletado. Não há perspectivas de universalização do serviço no curto prazo e não dispomos de um instrumento adequado para planejar nossas estratégias e precisamos elaborar um plano municipal de saneamento básico. É urgente!